domingo, 29 de agosto de 2010

Spa: the Race

Pois bem, como diz o título, a corrida de Spa-Franconrchamps foi como um filme mesmo.
Quem acordou as 9 horas da manhã de um domingo ensolarado, digo que valeu a pena nessa corrida, e a palhaçada da Fórmula 1 parece estar sumindos aos poucos.
No começo da prova, Webber largou mal, e na parte suja da pista tentou segurar o que poderia, pois, um líder da temporada largando mal só tem a segurar e perder menos posições. Perdendo 5 posições Webber tentou ir com tudo, mas não foi ele o ator principal desse filme, e sim uma chuva marota na qual não se decidia, se ia ou voltara para o circuito belgo. Primeira curva, algumas desventuras, mas sem utilizar a área de escape para ganhar posições como nos anos passados. O que todos esperavam era que a confusão natural da primeira volta começasse era na primeira curva, mas como Spa é um circuito grande e que em uma parte do circuito você pode estar vencendo como em outra você pode estar perdendo, a confusão foi na última curva da primeira volta, foi uma cena meio que "maria vai com as outras" quando o líder não conseguiu utilizar o freio e perdeu o ponto de frenagem, assim como o segundo, terceiro, quarto colocados [...]
O que não esperava era de Rubens Barrichello, um piloto com 300 Gps, cai entre nós, bastante para ter experiência e ter errado feio o ponto de frenagem e com uma panca extrema, arregaçou Fernando Alonso, o que não acreditei é que Alonso sai intacto enquanto Rubens que completava 300 Gps, completava também 300 peças quebradas, mais ou menos. =p
Enquanto, a chuva se decidia se ia ou voltava, a Ferrari não se decidia se trocava para pneus secos ou pneus de chuva para o piloto da Scuderia do cavalinho maroto (Alonso).E foi nesse ponto que eu achei que a história de Cingapura 2008 iria se repetir, pois Alonso entrou nos boxes e na mesma volta o Safety Car entrava na pista, então tecnicamente Alonso ganharia uma certa vantagem, pois ele já teria feito 1 pit stop enquanto os demais drives não, como em Cingapura no ano de 2008, lá foi combinado, Spa já não tenho tanta certeza. Em alguns trechos da prova, o piloto acelereva muito, mas em outros trechos ia como uma carrocinha, não é pra menos, andar em algumas situações em determinados pontos da pista, era como você andar de patins em um chão de concreto cheio de sabão.
Pois bem, ali só cabia pilotos bons e experientes, o que falo nesse caso e critico é a situação de Vettel na Fórmula 1. a Fórmula 1 é coisa de gente grande, em minha singela opinião, Vettel não passa de um moleque com talento, mas de cabeça não tem nada. Acidentes como Vettel-Button, no qual se eu fosse Button, esperaria Vettel na saída do autódromo para "conversar", e essa conversa não seria muito produtiva.
Continuando, Vettel-Liuzzi, o que provou que Sebastian não tem mesmo cabeça em saber que ao fazer uma cruva de extrema freiada ao lado de um carro, TEM QUE OLHAR NO RETROVISOR, ANIMAL!. Ele simplesmente vira o volante sem se preocupar com o Vitantonio, que se dane, é uma Force India mesmo né, nunca chegara em lugar algum, certo? ERRADO. Pode ser Force India, pode ser Corinthians, Pode ser o Lula, mas tem que olhar no retrovisor, pensando bem, no Lula não precisa não, e nem no conrinthians, mas a questão é a segurança e a habilidade que Vettel provou que não tem, um moleque.
Entre outros acidentes, e muitos pit stops, chegamos a parte final da corrida e Alonso errando, rodando sozinho, rodou, bateu, tchau !!
E foi ele que causou o Safety Car, que deixou o final da prova mais emocinante, com todos ali grudados, coração de alguns batendo forte como um trem e vem o sinal: "Safety Car in this lap." Era a hora de acelerar, mas espera aí, vamos lembrar que a última curva de Spa é uma chicane fechadíssima, então todo mundo sai dela devargazinho, mas na reta pisaram fundo.
Era uma loteria, todo mundo junto, mas quem levou a melhor foi Lewis Hamilto, que fez uma bela prova, lógico contando com trechos de sorte, mas segurou até o final sem problemas, Exceto nas últimas, mas bem nas últimas voltas, na qual o piloto de uma de "Vettel" e viu que mesmo em um mergulho, em uma descida de alta com uma curva fechada, ele foi como se tivesse em piso seco, e não estava, resultado: BRITA, mas por sorte como disse que ele teve, foi virando aos poucos o carro e conseguiu sair intacto da brita e voltar a liderança, graças a vantagem que tinha sobre o 2° colocado.
Robert Kubica, minha aposta para o fim de semana, correu bem, mas perdeu a segunda posição para Mark Webber nos boxes.
Hamilton recebe a bandeirada, Webber segundo, Kubica terceiro. Hamilton na liderança do campeonato mas não por muitos pontos na frente de Webber. E foi isso, a vida segue...

Nenhum comentário:

Postar um comentário