quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Uniforme de trabalho

Fala galera, to de volta aqui e agora para falar do nosso sagrado uniforme de trabalho, El Macacon!!!
O macacão é a última linha de defesa para se proteger de um acidente com fogo, e seus fabricantes têm desenvolvido bons equipamentos para proteger pilotos em todos os níveis, eles protegem o piloto do pescoço aos calcanhares.

Macacões possuem de uma a cinco camadas, obviamente mais camadas dão uma maior proteção anti-chamas. O material utilizado é o Nomex, um tecido quase mágico. Não-inflamável, também não derrete e apenas começa a sofrer danos em temperaturas superiores a 380°C. Famoso por sua baixa condutividade de calor,é usado na grande maioria dos macacões.
Em testes realizados em chamas de gasolina, onde a temperatura atinge facilmente 1000°C, um macacão comum oferece proteção por apenas três segundos, enquanto um macacão de qualidade e com certificação oferece normalmente 40 segundos de proteção. O desenho e a produção dos macacões de corrida usados na Copa Caixa Stock Car são processos de grande precisão. Peças personalizadas, estas vestimentas especiais são feitas sob medida para uso de apenas uma pessoa. Em função das diferenças morfológicas individuais, mais de 30 diferentes medidas são necessárias para obter o resultado ideal.
Seguindo o design final aprovado pela equipe, o tecido é cortado a mão e as três camadas utilizadas - cada uma com diferentes funções - são sobrepostas. A primeira camada é a que entra em contato com a roupa de baixo do piloto. É macia ao toque, absorvente e permeável ao ar, de forma a permitir que a pele do piloto respire. A segunda camada protege contra o fogo e o calor, enquanto a última, além de ser a primeira e enfrentar o calor, também tem seu projeto voltado para a estética.
Também feitos de Nomex, os logotipos dos patrocinadores são bordados apenas na camada externa. Desta forma, as outras duas não são perfuradas, limitando a expansão do calor no caso de incêndio. A montagem das três camadas e sua costura são feitas à mão. Das primeiras medições ao protótipo inicial, o processo todo leva três dias.
É necessário um dia inteiro para fabricar um macacão destinado a pilotos e mecânicos responsáveis pelo abastecimento dos carros da maior categoria do automobilismo nacional. Enquanto isso, cada modelo tem que ser aprovado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) antes de ser usado. Antes de serem enviados para as equipes, os macacões são inspecionados pelo departamento de qualidade e, caso haja o menor defeito, são enviados de volta para a oficina de costura.

                                          Teste da FIA para homologar o macacão:
A FIA faz testes rigorosos a respeito dos materiais anti-chamas:
Transferência de calor (norma FIA número 15025-150): A FIA exige que todos os tecidos anti-chama usados na produção dos macacões de corrida estejam de acordo com um índice mínimo de transferência de calor. A taxa de aumento de calor não deve superar o ritmo de 24°C a cada 11 segundos.
Teste de chama (Norma FIA ISO 9151): Este teste visa demonstrar que o tecido Nomex usado é capaz de resistir a uma chama de 820ºC por dez segundos. Nenhuma parte do macacão pode ser perfurada em mais de 5 mm. Qualquer indício de combustão deve se extinguir dentro de dois segundos após a remoção da chama.
Outras exigências: As costuras dos macacões devem ser capazes de suportar uma carga de pelo menos 30 kg antes de se partirem. A maioria dos macacões de corrida são desenvolvidos para suportar pelo menos três vezes essa carga, incluindo as tiras especiais para remoção do piloto do cockpit localizadas nos ombros. Os responsáveis pelo resgate de pilotos acidentados usam as tiras especiais para levantar os pilotos do apertado cockpit.

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